segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

2014 - Ano novo, semestre velho...

Sim, porque aqui na Alemanha o semestre acadêmico termina em fevereiro. Ou seja, você passa o Natal, começa o Ano Novo toda animada e... dá de cara com todas as velhas pendências do ano passado. Um a zero para o Brasil nesse ponto.

Pois bem, então comecei meu ano de 2014 com o mês mais louco do mundo. Fazer e entregar todos os trabalhos de final de semestre, estudar para provas e fazer milhares de apresentações, que são o meu eterno pesadelo. E assim se foi janeiro. Loooongo janeiro. Mas acabou, e agora sim, ano novo vida nova! E o que vem por aí?

Em primeiro lugar, arranjei um emprego! Um bico, na verdade, mas que me deixou muito feliz. Caiu no meu colo, sem eu nem procurar, um convite da faculdade para eu ajudar a coordenadora do meu curso a atualizar as informações do site e preparar a chegada da nova turma de alunos que vem por aí em março. E ainda por cima, o convite também foi para a minha melhor amiga, a irlandesa. Ou seja, trabalho legal, companhia legal, dinheirinho extra na conta. Aceitei! Comecei semana passada e estou achando bem legal. É bem leve, posso trabalhar no máximo 45 horas por MÊS! Hahahaha, igualzinho em São Paulo né? Não ganho quase nada, mas pelo menos me sinto útil. E também posso trabalhar de casa, no horário que eu quero, tudo bem tranquilinho.Até fiz umas comprinhas inúteis pra mim, já que eu não comprava nada além de comida desde que eu mudei pra cá (exceto dois vestidinhos de 10 euros cada hehe).

No terceiro semestre que vem por aí, chegou a hora de fazer a temida tese. Já tenho minha professora orientadora (a que no começo era meio maluca, que nos deu Intercultural Management no 1o semestre e Eastern Europe no 2o), mas ainda não tenho um tópico. Depois de enrolar e enrolar, esse final de semana parei para ver isso e pensei em três opções. Agora vou tentar marcar uma reunião com ela e ver se elas servem. Espero que sim, porque pra mim é mais fácil escrever do que pensar no bendito do tópico.

Aliás, eu nem contei sobre as minhas matérias do segundo semestre né? Vou contar rapidinho. Tínhamos aula só três vezes por semana, mas tonelaaadas de trabalho para fazer em casa. Tivemos uma matéria de três aulas semanais chamada Research Methods, que basicamente nos ensinava conceitos e programas estatísticos para fazer pesquisa acadêmica. Um saco, apesar do professor ser bonzinho e muito bom. Só que ele era de Bangladesh e tinha um sotaque meio difícil de entender às vezes. Também tínhamos as aulas culturais, minhas preferidas. Tivemos Arab World (sobre o mundo árabe) e Eastern Europe (focada na Rússia e um pouquinho na Ucrânia). Íamos ter também Asia Pacific (focada no oriente), mas por problemas administrativos, eles não conseguiram arranjar professor e acabamos só fazendo uma apresentação. Uma pena. De resto, tivemos uma outra "aula" com o professor de Business Simulation, na qual tínhamos que criar um plano de internacionalização para uma empresa fictícia. Deu um trabaaalho... O meu grupo era o mesmo de Business Simulation (exceto a chinesa, que era do turismo e não estuda mais com a gente) - eu, a irlandesa, o alemão/italiano e o equatoriano - e, apesar das discussõezinhas ocasionais, foi muito divertido trabalhar com eles de novo. Depois da nossa apresentação, fomos comemorar almoçando num restaurante grego bem bom aqui perto de casa. Também tivemos duas aulas/seminários malas de sábado. Uma era com uma louca que não sabia dar aula (Managing Organizations), e a outra foi excelente, com um britânico super gente boa, sobre Corporate Social Responsibility (sustentabilidade).

O que foi mais chatinho nesse semestre foi que o pessoal do turismo não tinha mais aula com a gente, e eu realmente gostava muito deles. Além disso, o inverno aqui é um saco. Além de ser muito frio, é muito escuro. No auge, lá pra outubro, amanhece às 8 horas e anoitece às 4.30h da tarde. Eu praticamente nem tive vida social nesse semestre, porque não tinha a mínima vontade de sair no escuro toda hora. Passa um tempo e eu volto ao meu estado antissocial normal hehe.

A boa notícia pra 2014 é que o porco do meu colega de apartamento vai sair daqui agora no final de fevereiro. Graças a Deus! Nunca morei com gente tão porca! E por causa dele e do outro da Malásia, nosso calendário de limpeza não funcionou e todo mundo desencanou de limpar DE NOVO. Ou seja, minha casa parece um chiqueiro. Se eu não levo o lixo pra baixo ninguém leva, se eu não fecho o saco de lixo ninguém fecha, as pessoas jogam embalagem de sabonete dentro da banheira, tem louça suja desde dezembro, etc etc etc. Mas agora só mais quinze dias pra eu ficar sozinha, limpar tudo, jogar aquela louça fora e receber meus novos flatmates. E só mais três meses pra voltar pra casa!!!

4 comentários:

  1. amiga estou muito feliz por você e pelo seu novo trabalho.... a Alemanha é tão top que nem dá vontade de voltar.... aproveita estes ultimos meses!!! espero vc no meio do ano. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas saudades, Dri!!! Então, mas apesar de a Alemanha ser top, agora tá me dando vontade de voltar sim... :P

      Excluir
  2. Eba, vc voltou a atualizar o blog! (eu estou de férias e um pouco away do mundo, como vc pode perceber só hj me dei conta que o blog voltou a ativa hehe)
    Deve ser mto estranho ficar no escuro desde as 4h30, imagina então países como Noruega e Islandia... tem regiões que chegam a ficar no escuro o dia todo por lá. Bizarro...
    Boa sorte no seu curso deste ano e no trabalho! Agora vou para os próximos posts...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esses países bizarros têm épocas do ano em que é 100% noite e outras em que é 100% dia. Eu acho que ia ficar louca...

      Excluir