domingo, 15 de dezembro de 2013

Paris II - Versailles

Na terça-feira lá fomos nós de ônibus para Paris. Sim, Paris de novo. Mas nunca é demais né, ainda mais com a viagem paga pela faculdade. Depois das seis horas e meia de ônibus, chegamos e fomos para o Instituto do Mundo Árabe, para uma visita guiada. Na verdade, foi meio chato. A guia não falava muito bem inglês e demorava muito em cada lugar.



Depois de lá, fomos para uma mesquita, também para uma visita guiada. Aí sim foi super interessante. Falta falar que o objetivo da nossa viagem era visitar lugares que tivessem conexão com o nosso curso, que é International Business (com as visitas a empresas) & Intercultural Management, com foco em mundo árabe, Europa Oriental e Ásia. Enfim, interessante ver como o Islamismo é baseado praticamente nas mesmas ideias do Cristianismo, e como é ridícula tanta confusão nesse mundo.




Nesta noite, fomos andar um pouquinho na região do Notre Dame e jantar num restaurante sírio, chamado La Rose de Damas. Uma delícia, super bonitinho e com ótimo atendimento. Comemos aquela entrada que vem o pão sírio e várias coisinhas para colocar em cima (homus, tabule, etc.) e comi um prato com frango, batatas picantes e salada. Também não tirei fotos, sorry. Depois, voltamos para o hotel.

Na quarta-feira de manhã, fomos fazer uma visita guiada na Igreja Ortodoxa de Paris. Super interessante, principalmente porque a velhinha que era guia era excelente. Tem muitas coisas que são parecidas com a Igreja Católica, já que elas foram, por muitos anos, a mesma coisa (e era exatamente o que eu queria descobrir nessa visita, qual a diferença). A grande diferença de pensamento que gerou a separação foi o fato de a Igreja Católica acreditar que Deus está no pai e no filho (Jesus), enquanto que a Igreja Ortodoxa acredita que Jesus foi apenas um profeta. Isso e mais alguns desentendimentos políticos. Elas também têm algumas diferenças de ritual. A cruz da Igreja Ortodoxa, muitas vezes, é representada com os lados todos iguais, as missas são rezadas com todos em pé (a igreja não tem bancos, só algumas cadeirinhas no canto) e a comunhão é com pão mesmo, não com hóstia. Além disso, eles não tem uma hierarquia, como o Papa católico. Cada região tem seu líder e isso acaba gerando pequenas diferenças nas celebrações de diferentes regiões, o que é perfeitamente aceitável por eles. Eu só lembro de tudo isso porque a velhinha era realmente o máximo e explicava super bem.




Almoçamos qualquer coisa na rua e depois fomos para a Casa de Cultura Japonesa assistir à cerimônia do chá. Foi super interessante, apesar de a minha amiga que morou no Japão dizer que a que vimos é super formal e que normalmente não é tão daquele jeito. Não deixavam tirar fotos, infelizmente. No final, experimentamos o bolinho/biscoitinho de arroz e açúcar (deliciooosooo) e o chá. Não lembro o nome do chá. Ele é verde, feito com um pozinho, e, no final, fica mais um creme do que um líquido. Com gosto de folhas. Mas eu amei!!

Depois de lá, fomos ver uma exposição sobre samurais ainda na Casa da Cultura Japonesa (que eu também não pude fotografar) e depois fomos para o Museu Guimet, um museu oriental. Tinha várias esculturas e objetos da China, Coreia, Tailândia, Japão. Bem interessante.








De noite, fomos ver as luzinhas piscantes da Torre Eiffel  e o mercado de Natal de Paris.


O dia seguinte foi o dia turístico. De manhã, fomos para o castelo de Versailles, que fica mais ou menos a uma hora de Paris. Eu adorei ir, porque nunca fui, mesmo depois de duas vezes em Paris. É muito fora de mão e muito caro, 15 euros só de entrada, mais o transporte. Mas nós fomos com o ônibus da excursão e a faculdade pagou a entrada, então foi excelente.


O castelo é grande e bonito, ok, mas não achei nada de mais. O museu é meio chato, porque a maioria dos objetos da realeza foram roubados durante a Revolução, então não tinha muito o que mostrar sobre o dia-a-dia deles e tal. Os lugares mais bonitos pra mim foram a sala dos espelhos e um dos quartos, que devia ser de uma mulher. Os dois estão nas fotos aí embaixo.






Outra coisa super famosa de Versailles é o jardim. Mas como é inverno, muita coisa está seca. Mesmo assim dá pra ver como é gigante e bem desenhado.





À tarde, fomos para Montmartre (adoooro). Fui ver a Igreja do Sacré Coeur de novo (parte do pessoal nunca tinha ido pra Paris) e depois ficamos andando nas ruazinhas fofas, comprando lembrancinhas e tirando fotos.


Depois fui jantar com meus amigos (a irlandesa, o equatoriano, o italiano e o espanhol). Ficamos num barzinho de Montmartre mesmo, super em conta, com menus a 11 euros. Eu não ligo muito pra comida francesa, acho sem graça. Meu menu veio com tipo mousse de salmão de entrada, carne (tipo de panela) e macarrão de principal e mousse de chocolate de sobremesa.


E, para complementar, eu e a irlandesa resolvemos dividir uma porção de escargot. Sim, eu comi escargot em Paris hahahahahah!!! E eu gostei, viu? Na verdade, vem as conchinhas super temperadas com um molho tipo pesto delicioso, e eu só senti o gosto do molho. Você puxa o bicho com um garfinho especial e pronto (nem precisa falar que eu me atrapalhei um pouco com o "garfinho especial" né...). Ele tem meio que a consistência de um marisco. Eu gostei!


Depois fomos para o centro de Paris ver a cidade das luzes de noite. Eu também nunca tinha visto, porque sempre que vou sozinha ou com a mãe, nós procuramos não sair durante a noite. Achei lindo! Principalmente com todas as decorações de Natal!



No dia seguinte, fomos fazer uma visita ao banco BNP Paribas. Na primeira parte, um moço super simpático nos mostrou a filial [chiquérrima] que eles usam para mostrar as inovações para os clientes. Cheia de luzes, tecnologia e tal. A grossa da nossa coordenadora e de uma das meninas alemãs da nossa sala ficaram fazendo umas perguntas muito sem noção pra ele, daí ele também ficou meio ofendido e começou dar umas respostas grossas. Fiquei morrendo de vergonha, mas gostei dos foras que ele deu. Depois fomos para o outro prédio, dos escritórios, onde vimos algumas apresentações sobre a empresa. Mais show de horrores. Uma das apresentadoras foi mega grossa com a estagiária dela na frente de todo mundo, sem noção. Saí de lá looouca pra ir pra casa. Depois de OITO HORAS intermináveis de ônibus, chegamos em Heilbronn!

A viagem foi ótima! Mas agora o que mais me anima são os três diazinhos que faltam pra eu ir pra casa!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário