quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Momento culinário - Weißwurst, a salsicha branca

Coitado desse blog, jogado às traças agora que eu não estou viajando. Chega! Para dar um jeito nisso, vim com mais um assunto aleatório fazer minha postagem de hoje. E o assunto é... Culinária!!! Não subestime este fato. Como eu sou uma pessoa que não sabe cozinhar e que provavelmente nunca vai conseguir aprender direito, o fato de eu escrever sobre isso não é pouca coisa hehe.

Pois bem, vou apresentar para vocês uma das mais gostosas comidas da Alemanha e a única coisa que eu aprendi a cozinhar por aqui: a Weißwurst, a salsicha branca. Em primeiro lugar, para quem se pergunta, essa letrinha bizarra do alemão, ß, se pronuncia como os nossos SS. Ou seja, o jeito certo de pronunciar o nome da salsicha é 'vaiSSvurst'. A Weißwurst é uma salsicha normalmente curta, gordinha e bem clarinha. Ela é feita com carne de vitela, algumas ervinhas e normalmente tem validade curta. É uma delícia! Tem gente que tosta ela pra comer como salsicha normal, mas daí não tem graça. O jeito legal é comer como os alemães da Bavária, para sentir bem como a Weißwurst é diferente de uma salsicha qualquer.

A Weißwurst normalmente é comida no que eles chamam de "café-da-manhã da Bavária", junto com pretzel (Bretzel) e cerveja de trigo (Weißbier). Sim, no café-da-manhã, bizarro né? E ela é servida com a mostarda doce (Süßer Senf) tradicional daqui. 

Bom, para começar, encha uma panela com água e coloque no fogo. Espere até que a água esteja bem quente e coloque as salsichas. É importante que a água esteja quente, MAS NÃO FERVENDO!!! Isso porque a Weißwurst tem uma pelezinha que tem que ser tirada pra comer, e a água fervendo destrói essa pele, ou faz ela grudar, sei lá. Por isso também que fritar a pobrezinha não é o jeito certo de comê-la. Ok, então você coloca as salsichas na água quente antes de ferver e espera até que ela cozinhe, de novo, antes de ferver (o que significa cerca de 10 minutos de espera). Ou seja, muito fácil, tanto o ponto da água quanto o ponto da salsicha é simplesmente "bem quente, mas antes de ferver".

Quando você tirar suas salsichas do fogo, elas não estarão muito diferentes do que estavam ainda cruas: brancas, como o nome diz.



Para tirar a pele, faça um corte transversal na salsicha e comece a puxar. Ela vai sair inteira, fácil fácil. Corte a salsicha no meio e coloque a deliciosa mostarda doce. Acho que pode ser com qualquer mostarda, mas a doce é mais suave, deixando mais gosto pra salsicha. Pelo que vi por aqui, a mostarda doce mais tradicional é a Händlmaier's, não sei se é vendida aí no Brasil. Mas detalhe, tentei colocá-la em sanduíches e é horrível, porque ela é realmente bem adocicada. Então não sei com que outro prato ela fica boa além das salsichas.



E pronto! Pode comer! Muito fácil, qualquer retardado culinário como eu pode fazer.

 
Ah, mais um detalhe. Dizem que a Weißwurst estraga fácil, então não é aconselhável deixar para comer depois. Além disso, essa salsicha fica bem ruim quando esfria. 

Bom, espero que todos vocês possam experimentar esta delícia alemã algum dia. Enquanto isso, eu conto os dias para voltar pro Brasil. Estou morrendo de saudades! Mas agora falta pouco. Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário