domingo, 15 de dezembro de 2013

Strasbourg

Já contando os dias para voltar para casa, tive uma excursão da faculdade para a França, para me ajudar a passar o tempo. O melhor é que foi tudo pago por eles, exceto comida e metrô, então ficou super em conta.

Nossa primeira parada foi a cidade de Strasbourg, que é na França, mas bem na fronteira com a Alemanha. Eu já tinha ido pra lá quando fiz intercâmbio em 2007, mas não me lembrava muito bem. Então foi legal voltar.


Strasbourg é a sede do Parlamento Europeu, então esta foi a nossa primeira parada. Tivemos uma visita guiada por lá e no final do dia voltei com alguns colegas para assistir a um dos debates que estava acontecendo. Mas pegamos um sobre a pesca, que era bem chato. O que eu achei mais legal de tudo foi o esquema de intérpretes ao vivo que eles têm, porque a União Europeia tem vinte e poucas línguas e os parlamentares podem falar na sua língua natal. Ou seja, cada discurso tem que ser traduzido simultaneamente para as vinte e poucas línguas, num esquema bem complexo, mas bem legal. Então um terço dos empregados do parlamento são tradutores/intérpretes. Novo emprego dos sonhos!


Depois fomos almoçar no mercado de Natal da cidade. Comprei um crepe de canela maravilhoooso e tomei vinho quente, que aqui, já que não tem festa junina, é típico do Natal.


Depois do almoço, fomos visitar uma empresa de televisão que é exibida na França e na Alemanha, chamada Arte. Foi bem interessante. No começo foi uma mulher de Relações Públicas que apresentou a empresa e foi meio cansativa, mas depois veio um jornalista conversar com a gente e era muito interessante ouvi-lo falar.



Depois disso, fomos jantar num restaurante russo, chamado Le Transsibérien. Era bem pequenininho e simples, então eles se atrapalharam um pouco e demoraram bastante para servir a gente. Daí a coordenadora da faculdade, que é uma chatinha, ficou toda irritada e deu um vexame na saída. Péssimo. Mas enfim... Comi um prato de massa chamado Pelmeni. Era gostosinho, mas nada muito fora do comum. São tipo uns capelettis recheados com carne e cobertos com um molhinho branco com gosto de creme de leite. Não tirei foto, mas achei uma no Google igualzinha ao prato que comi:


Depois de jantar fomos para o hostel Ciarus, que era bem legal. Parecia um hotelzinho (e nós ficamos nos quartos tipo hotel, com 2 camas só), além de ter um ótimo café da manhã. Na manhã seguinte, seis horas e meia de ônibus para Paris.

2 comentários:

  1. amiga.... vcs não foram até a catedral de Notredame? que pena.... eu não gostei mto de Strasburgo... mas adorei a sua viagem! bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deu tempo, ficamos um dia só e com a agenda cheia :(

      Excluir