segunda-feira, 15 de abril de 2013

Baden-Baden



O nome da cerveja de Campos do Jordão é, na verdade, baseado numa cidade da Alemanha. A Katie me mostrou que tem um passe de trem que deixa você viajar à vontade durante 24h dentro do estado de Baden Württenberg (onde estamos morando, e onde fica Freiburg), então eu sugeri que fôssemos para outra cidade, pois não tinha mais nada para fazer por ali. Lembrei que tínhamos passado por Baden-Baden no caminho, e que ela seria caminho na volta também, então para lá fomos.

Estava um dia lindo de sol, era domingo, e a menina foi para a estação reclamando de andar no calor (PONTO 3). Calor relativo, né? Se ela fosse finlandesa, russa, ok... mas americana? Chegamos na estação e fomos para Baden-Baden.

Baden-Baden é uma cidade conhecida por aqui pelas suas águas termais. Ela fazia parte do império romano (o que não é tão comum na Alemanha) e sua principal atração histórica são as “piscinas” públicas onde os soldados se banhavam. Talvez pelo passado romano, a arquitetura do centro é diferente do que costumamos ver na Alemanha, me lembrou um pouco a Itália (faz sentido) e Viena (não faz sentido). O centro é super gostoso, várias ruas de pedestres para caminhar, bem bonito, prédios antigos no estilo romano, e vários restaurantes e bares bem gostosos. Queria ter passado o sábado lá, na verdade. 



Chegamos na estação sem nenhum mapa e, depois de 10 minutos caminhando num bairro residencial, decidimos voltar e comprar um. Vimos que a estação não ficava no centro e então a Katie fez uma cara de bunda mega irritante (PONTO 4). Fernanda boazinha-que-só-se-fode modelo 2000: “Ah, você tá com calor, né. E é longe. Prefere voltar pra Heilbronn?”. Fernanda modelo antissocial-assumida 2010: “Olha, eu estou aqui e eu vou. Se você não está se sentindo bem e quiser voltar pra Heilbronn, pra mim não tem problema.” Foram essas as minhas palavras traduzidas no inglês. (PONTO 5: auge do atrito, acho que ela não gostou). Daí ela parou de reclamar e falou que iria se fôssemos de ônibus. Eu concordei e fomos, mas a partir daí ficou um clima meio chato entre nós.

Ainda no ônibus vimos várias construções importantes da cidade, como a casa de eventos e a biblioteca. Quando descemos, fomos procurar o balneário dos soldados. Primeiro entramos num prédio bem bonito, mas vimos que na verdade era uma antiga construção imperial que eles reformaram para transformar em um spa que parece ser o máximo. Ao lado, encontramos o prédio certo, mas estava fechado para o almoço e pela cara de bunda da Katie não valia a pena esperar (PONTO 6: não consegui ir no negócio que eu queria, que é o mais legal da cidade). Estava super calor, compramos um sorvete e sentamos num banquinho público para olhar o movimento enquanto comíamos. Tomei uma bola de menta e uma de maçã. 



O centro de Baden-Baden é super gostoso. Como eu disse, ele não tem a arquitetura tipicamente alemã, é mais chique. É super gostoso. E te vááários bares e restaurantes. Se eu soubesse, teria passado a noite lá e não em Freiburg.

Voltamos para a estação e pegamos o trem de volta para Heilbronn. Mas tivemos azar e, quando chegamos na cidade de Karlsruhe, pegamos um pinga-pinga que transformou uma viagem de 50 minutos em 1:40h. Nessa brincadeira, paramos em vários pontos no centro de Karlsruhe, então, olhando pelo lado bom, posso dizer que fiz um city-tour grátis em outra cidade. Mas nada de mais, estilo Heilbronn. 

Resumo do final de semana: Freiburg abaixo das expectativas e Baden-Baden uma surpresa agradável. Quanto à minha roommate, estamos nos falando aparentemente normal, mas não sei se ela ficou meio irritada. Eu continuo com a minha preferência por viajar sozinha quando família, namorado e amigos chegados não estão disponíveis. Não sei se é porque as pessoas esperam coisas diferentes das viagens (eu gosto de passear, tirar fotos, conhecer, ver, aprender) enquanto outras pessoas gostam de beber, ir pra balada, curtir hotel, spa ou qualquer coisa do tipo. O que sei é que estou feliz por estar aqui e pelas decisões que tomei na minha vida nesses últimos meses. O resto é detalhe.

7 comentários:

  1. Eu ando avaliando minha versão 2013... a 2012 estava com o escapamento estragado. Tô meio nada mais me incomoda e me odiei hoje que me percebi reclamando numa avalanche de coisas que me senti mal... Mierd... acho que isso não é um comentário, é um pseudo blog meu do dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, pode compartilhar o divã do meu blog à vontade. A gente sempre se odeia e sempre vai achar defeitos em si mesmo. Acho que o importante é a avaliação sincera. Eu se fosse você recuperaria seu Facebook para filosofar ;). Beijos e saudades!

      Excluir
    2. Não... quero ficar meio longe do face, ainda! Tem um monte de gente cheia de saudade de mim por lá, mas eu tô pouco afim...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando esse momento-desabafo, a minha versão 2013 tb anda bem mais sincera... ainda mais se eu estivesse numa cidade linda e diferente na Alemanha, uma oportunidade que poderia ser única, e alguém ficasse do meu lado de cara feia...
    Vc fez muito bem Fer, apoiado! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Abigaaaaa... q invejinha da sua viagem! E tou vendo q a gente se daria super bem viajando juntas hahahaha!!!
    E sim, a roomate foi chatinha, mas vivendo e aprendendo! Fora q as vezes é bom ter companhia de viagem, msm q não a ideal... =)

    Aproveita muito e continua escrevendo, PLIIIISSSSSS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem! Não vejo a hora de ver seus posts da Toscana. E, ao contrário da roommate, você e o Jun foram ÓTIMOS companheiros de viagem! Quem sabe ainda dá tempo de mais uma rodada de férias, hein, Dri? hahahahahh

      Beijos!!!

      Excluir