quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bamberg


Páscoa na Alemanha é feriado de sexta até terça-feira. E feriado é a desculpa perfeita para eu viajar. Então na sexta, logo de manhã, peguei o trem e fui para Bamberg, uma cidade histórica da Alemanha que foi declarada patrimônio da Unesco. Cheguei lá mais ou menos ao meio-dia e fui fazer check-in no hostel. Fiquei no Backpackers Bamberg, que fica bem pertinho da estação e é bem bonitinho e limpinho.

Saí para dar uma volta na cidade. Como era feriado, estava tudo fechado, e os arredores do hostel bem desertos. O lado bom é que dias assim são bons para tirar fotos de paisagens sem cabeções na frente. Com uma caminhada de uns 15-20 minutos, cheguei na cidade histórica. Lá estava mais movimentado, mas não muito. A cidade é uma graça. A arquitetura é bonitinha, as casinhas parecem antigas e mistura um pouco aquela pintura com traços de madeira (tipicamente alemã) com outras coloridas. Tem dois rios que cortam a cidade. O primeiro fica fora da cidade histórica e é atravessado por pontes mais modernas e maiores. O segundo parece mais um canal e a ponte mais conhecida é uma espécie de portal pra cidade história, bem bonita. Tem vários patinhos nadando nele e a paisagem fica bem fofa. 





Fiquei andando pelas ruazinhas da cidade e tirando algumas fotos. Passei praticamente por toda a cidade histórica e fui até o mosteiro que fica no final dela. Na volta para o rio, também vi o que eles chamam de Little Venice, ou Pequena Veneza (não sei o nome em alemão). É uma vista do rio com as casinhas mais fofas do mundo no fundo. Uma graça.




Quando eram umas 4h da tarde me deu uma fome mortal. MORTAL. Eu percebi que eu só tinha tomado um Happy Drink de manhã. Andei mais um pouco e não tinha nem um fast-food ou mercado aberto. Eu odeio comer sozinha em restaurantes, mas não teve jeito. Entrei em um bonitinho e sem fila e pedi o cardápio. Já que estava num restaurante alemão, resolvi pedir de vez um prato BEM alemão. Pedi salsichas com chucrute! Pelo tamanho do prato, acho que talvez fosse para duas pessoas, mas eu comi inteiro! Que delícia! Descobri que a salsicha normal é chamada Bratwurst (essa que eu comi). Agora já experimentei a Bratwurst e a Currywurst, o chucrute (Sauerkraut)... Só falta o Apfelstrudel! Também já comi o Maultasche, uma massa típica do estado de Baden-Württenberg, onde estou morando. E a famosa salada de batata (Kartoffelsalat) também. A culinária típica alemã não vai muito além disso pelo que estou percebendo.


Quando saí do restaurante começou a ficar muito frio e a nevar. A previsão era de -3 graus para a noite e acho que estava chegando perto disso, então voltei pro hostel. Tive a feliz surpresa de ver que eu estava sozinha no meu quarto de 5 camas! Ou seja, tinha um quarto só pra mim por apenas 18 euros. O hostel tem uma cozinha onde os hóspedes podem levar comida ou pegar de graça o que tem lá, 24h por dia. Tem basicamente chá, café, cereal e... leite! Me deu fome de novo, obviamente e eu peguei uma caixa de 1L de leite e levei pro meu quarto. E esse foi meu jantar.

Na manhã seguinte, fui dar mais uma volta na cidade histórica, dessa vez para os lados do castelo de Altenburg. Quando cheguei lá, vi o castelo ao longe, mas percebi que era impossível chegar até ele andando, ficava meio que fora da cidade. Infelizmente não deu pra ir até ele. Tirei uma foto de longe mesmo e fui para estação por volta do meio-dia pegar o trem para meu próximo destino, que está no próximo post.


PS: Achei interessante que, em uma das pontes, as pessoas colocavam cadeados com nomes de pessoas ou de casais. Tinha uns lá desde 2009. Será isso uma espécie de nova simpatia?


4 comentários:

  1. quem disse que só no Brasil existe amarração para o amor...kkkk bjus amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é que brasileiro pobre amarra o amor com fita do Bonfim e alemão rico coloca cadeado. hahahahah

      Excluir
  2. 1° mundo é outra conversa.... quer que eu leve algo daqui pra vc? tipo um pote de nescau? bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiosa, amiga!!! Se der traz o Toddynho/Nescauzinho hahahah! Mas não sei se é uma boa ideia... Pode estourar na sua mala. Bom, vê aí. Boa viagem!!!

      Excluir