quinta-feira, 25 de abril de 2013

Füssen - Castelo de Neuschwanstein



Minha amiga Adriana e seu marido estão passando férias aqui na Europa e, por sorte, estavam passando o final de semana em Füssen, uma cidade relativamente perto de Heilbronn, que tem uma das coisas que eu mais queria conhecer na Alemanha: o castelo de Neuschwanstein. Então, fui encontrá-los para passarmos o fim de semana juntos.

Saí de Heilbronn na sexta logo depois da aula, porque a viagem é bem longa até Füssen. Peguei um trem ao meio-dia na estação. Foram cinco horas e meia de viagem, com quatro baldeações. Mas vou dizer que eu gostei da viagem, porque a-do-ro viajar de trem e ficar vendo as estações e descendo em algumas delas. Chamou minha atenção particularmente a estação de Ulm, porque estava um tempo bem feio de chuva e a estação é feia, num lugar feio (chamou atenção no mau sentido, portanto, hehe, porque é difícil se sentir “mal” nas estações alemãs). Fiquei tão curiosa com a estação feia que fui dar uma volta por ela. Era razoavelmente grande e meio apertada, mas o que eu gostei foi que, pela primeira vez na Alemanha, achei uma livraria com livros decentes em inglês, não só aqueles romances semi-eróticos baratos. Os livros na Europa são relativamente em conta e eu comprei dois por menos de dez euros (o de contos dos irmãos Grimm e Vanity Fair – não a revista de fofocas, o romance inglês). Aliás, estou lendo Queda de Gigantes do Ken Follett e é bem legal, nunca tinha lido nada dele. Li quase metade na ida e volta para Füssen, me ajudou a passar o tempo. Bom, chega de falar de livros.

Cheguei em Füssen mais de cinco da tarde. Fui para o hostel, que ficava perto da estação, como eu sempre procuro reservar. Era um HI – Hostel International, então bem padronizadinho e arrumadinho. Coincidência ou não, eu normalmente só conheço pessoas quando fico nos hostels do HI, não sei o porquê. Fiz amizade com uma americana muito tagarela e simpática, que já morou no Haiti (achei o máximo! O que faz uma americana loira-Barbie ir morar no Haiti? Adoro encontrar essas pessoas interessantes na Europa), e com uma coreana que pediu demissão para viajar sozinha pela Europa falando menos inglês do que eu falo alemão hahaha. Super boazinhas. Outro exemplo de pessoas interessantes que eu encontrei, não sei se eu contei, foi em Heidelberg, a velhinha do Irã que morava em Portugal e falava português fluentemente comigo (sim, Irã e português). Demais. 

Bom, no dia seguinte, logo cedo, fui encontrar a Dri no apartamentozinho que eles alugaram. Uma graaaça, eu poderia morar lá. Tomamos café, pegamos o carro e fomos para o castelo. Tivemos MUITA sorte, porque no meio do clima chuvoso da primavera (o mais feio e com menor visibilidade possível para ver o castelo), no sábado nevou! Ou seja, o castelo estava lindo e branquinho para fotografarmos! Além das montanhas, cheias de pinheiros com neve, lindo! 



Chegamos lá e começamos o tour pelo castelo de Hohenschwangau, onde a família real de Maximilian II vivia. Pegamos um audio-guide em português de Portugal, o que tornou tudo muito mais divertido (porque as esculturas de mármore "carara" eram "faxinantes"). Eu sou meio idiota mesmo, mas eu acho o sotaque deles super engraçado e às vezes ficava com uns ataques de riso (a Dri não pode falar muito porque peguei ela rindo várias vezes também hahahah). Bom, o castelo é bem bonito, como todo castelo. O quarto da rainha era meio brega, com pintura e objetos turcos (decorações “mourixcax”, de acordo com o audio-guide português hahaha). O quarto do rei tinha pinturas de mulheres peladas all around e o teto tinha pintura de céu com estrelinhas que os empregados acendiam de noite. Super fresco.


Saímos de lá e fomos caminhando para o castelo de Neuschwanstein. O pessoal de lá aconselha a pegar o trem ou a charrete, mas nós fomos a pé, firmes e fortes. E com o guarda-chuva aberto, porque a neve das árvores estava começando a derreter e caía umas bolotas na cabeça das pessoas. Eu levei umas duas na cabeça até abrir o meu. No caminho, tiramos foto de um lago lindo. Além disso, não fez tanta diferença ir andando, porque as charretes andavam praticamente na nossa velocidade. 


Chegamos ao castelo e pegamos o audio-guide de Portugal de novo, óbvio. Não podíamos tirar fotos de dentro, infelizmente. O castelo de Neuschwanstein foi a construção que inspirou Walt Disney a criar o castelo da Cinderela, e realmente, de todos os castelos que já vi, ele é o mais “conto-de-fadas”, com as torrezinhas, os tijolinhos e o portão iguais aos dos desenhos animados. Neste caso, eu desconfio que a Cinderela tenha sido o rei Ludwig II, que construiu o castelo para morar sozinho em clima medieval, já que era solteiro, louco (sério, ele foi declarado insano na época), e estava perdendo poder por ter perdido batalhas. Além das estrelinhas no quarto, ele tinha uma gruta com luzes coloridas (DENTRO do castelo), uns salões cheios de pinturas mega chiques em estilo romano ou reproduzindo uma floresta muito Disney. O quarto dele, então, era cheio de detalhes mega frescos: as estrelinhas, os móveis, as pinturas, as cortinas, etc. 



Saímos do castelo e fomos até a ponte da montanha, de onde se pode tirar a foto mais bonita de lá. Só que tem um problema pra quem tem medo de altura. Olhe onde é a ponte. Dá pra ver o risquinho branco lá em cima?


A ponte tem um chão de tábuas de madeira, algumas se mexem um pouco, e fica MUITO no alto. E é estreita. Eu não acredito que tenha perigo, por ser um site tão famoso na Alemanha, mas como eu tenho medo de tudo, inclusive de altura, vou te contar que deu um pânico. Tirei algumas fotos (sem olhar pra baixo), todas parecidas porque não consegui me mexer muito. Mas valeu muito a pena, a vista é maravilhosa. Sem contar que, no dia anterior, pelo que as meninas do hostel me falaram, a neblina não deixava ver o castelo, e essa foto teria sido impossível. Que sorte!


Saímos de lá e fomos almoçar num restaurante alemão ali mesmo nos castelos. Comi salsicha e salada de batata mais uma vez (acho que logo logo eu enjôo). E, finalmente, comi um Apfelstrudel! Com calda de baunilha. Que aliás, mais parecia uma sopa do que uma sobremesa. Que delícia!


Depois voltamos para Füssen. Fomos dar umas voltas pela cidade, ver a igreja, o riozinho e tal. A cidade é bonitinha. De noite, voltamos para o apartamento para jantar e bater papo até umas dez e pouco da noite, quando voltei para o hostel. No dia seguinte, tomamos café juntos mais uma vez e fui para a estação para mais seis horas de viagem de volta a Heilbronn. Mas foi um final de semana super gostoso! 

Dri, se ler isso, mais uma vez obrigada pela companhia, pelas caronas e pelos cafés-da-manhã, amiga!

PS1: Acho que por causa da neve que deixa o solo muito frio, as ruas ficam cheias (CHEIAS) de minhocas mortas. Dá nojo e dó.

8 comentários:

  1. "teto tinha pintura de céu com estrelinhas" aihhhh, sei lá... esse leite era moça!!!

    ResponderExcluir
  2. - Aquela coca era fanta...
    - Aquela madeira leva prego...
    - Esse faz xixi sentado...

    Só pra deixar bem mais claro...

    ResponderExcluir
  3. Você está usando a máquina fotográfica "durex"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, bobo. Minha super digital cor-de-rosa. hahahahhaha

      Excluir
    2. Por favor Fer, preciso ver uma foto dessa sua câmera! E vc está devendo a foto da bike hein! hehehe

      Excluir
    3. Sim, ainda vou colocar a foto da bike! Tenho que fazer mais um post de Heilbronn! E pode deixar que eu te mostro minha câmera quando eu voltar, mas não tem nada de super, é bem normalzinha... hahahah

      Excluir