sábado, 14 de setembro de 2013

A Culinária Italiana



Vou pôr um post de culinária porque tenho MUITOS comentários para fazer sobre o assunto.

A pizza italiana é exatamente como dizem, massa fina e pouco recheio. E normalmente vem em tamanho individual. Mas o molho de tomate daqui é maravilhoso, e faz ela valer a pena. Dá pra ver que eles fazem o molho com tomate espremido mesmo, nada de Pomarola da Maggi. Dá pra ver pelos pedaços e pelo sabor. No macarrão, a mesma coisa. É muito bom. Além disso, aqui eles só oferecem queijo ralado para pratos com molho vermelho, nunca com molho branco. 



A bruschetta italiana também é ma-ra-vi-lho-sa. E ela tem só tomate (e azeite), nada de queijo como no Brasil. 




Outra coisa é que aqui eles sempre oferecem pão como acompanhamento. O pão é meio duro (tipo pão italiano mesmo) e sem sal, mas o azeite é delicioso e eles não colocam dosador. Acho que a ideia é que você sinta o gosto do azeite, que é outro forte da culinária italiana. Mesmo os azeites mais baratinhos (sei disso porque compramos o mais barato do supermercado e era maravilhoso!) são suuuper saborosos, aquele gosto de azeite BOM, tipo gosto de planta e meio verde.


Os queijos e os vinhos são ótimos também, muito bons para comer como lanche da tarde no hotel, vendo o pôr do sol. Não sei se já comentei, mas com exceção de pizza, o queijo nunca vem derretido, nas bruschettas por exemplo. Muito pelo contrário, o queijo é servido como aperitivo, puro (e, como eu já disse, muitas vezes cortado com a mão, bem “rústico”). Os queijos na Itália são ótimos, tem um tal de pecorino (vendido de várias maneiras diferentes: mais fortes, mais fracos, mais secos, mais oleosos) que é demais! É ótimo entrar em lojinhas de queijo, experimentar algumas sugestões do lojista e escolher um.


O vinho também é super típico, e uma delícia. E além do vinho, tem a grappa, que eu não conhecia e é super típica da Itália. É a bebida forte, cerca de 40% de álcool, a pinga italiana. A grappa pura é transparente, parece álcool puro, eca! Vale experimentar as grappas com sabores, recomendo a com mel.


 

Ainda sobre bebidas, a Itália tem uma cerveja que acho que só é vendida aqui, a Moretti. Juro que acho que é a cerveja mais gostosa que eu já tomei, já que eu não gosto de cerveja. Ela é pouquíssimo amarga e bem baratinha. Também tem uma bebida estranha, tipo uma cerveja, chamada Chinotto. Tem um gosto estranho e eu não tenho ideia do que seja. Na garrafa que compramos, falava que era bebida do presídio hahahahah, mas não sei se presídio tem o mesmo significado em italiano.


O mel é outra especialidade toscana. As lojinhas de queijos e vinhos muitas vezes oferecem também vários tipos de mel. Normalmente, o mel não está disponível para provar, então não experimentei muitos, mas vi que tem de girassol, castanha, acácia, e não lembro mais o quê. Muitos tipos. É interessante que alguns dos tipos de mel são vendidos como mel açucarado, que pra gente é considerado mel velho. Eu experimentei um desses, de girassol, e achei bem gostosinho.

Outra coisa que eu acho que vale comentar sobre a culinária é um tipo de macarrão que eu acho que nunca tinha comido no Brasil: o picci. Ele é tipo um spaghetti, mas bem grosso e massudo, parece bem caseiro. É muito bom! As porções são até menores porque ele enche demais. É delicioso.



Outra coisa, já fui em vários restaurantes brasileiros “chiques” que oferecem colher pra comer com macarrão, porque, dizem algumas pessoas, na Itália não se come massa com faca, porque não pode cortar a massa. Sei lá se é de alguma região específica da Itália, mas na Toscana não tem nada de frescura de colher, é faca mesmo. Sempre. Então não precisa fazer ginástica pra conseguir comer o spaghetti com colher, pode pedir uma faquinha à moda toscana ;).

Também super popular na Itália é o panini, que é basicamente um sanduíche com o pão seco italiano e com o recheio que a pessoa escolher. O mais comum é o de prosciutto, de presunto parma. Eu, particularmente, não gosto, acho muito seco, mas tem quem ame.


Mais uma coisa que achei interessante: eu estava em busca de um macarrão carbonara, que eu amo, para experimentar a verdadeira versão italiana. Percebi que eu só achava carbonara em bares, raramente em restaurantes. Depois de muito procurar, cheguei à conclusão de que macarrão ao pomodoro, à carbonara e à bolonhesa são tipo “prato de peão” na Itália hahahahah. Os restaurantes mais legais normalmente vendem massas com ingredientes mais diferentes, mas eu acho que vale a pena experimentar o clássico do povão =)



Que mais? Ah, aqui o carpaccio é diferente, a carne não vem crua, mas defumada e seca (prefiro o brasileiro). E a focaccia (que eu achei que fosse um pastel, tipo a fogazza do Habib’s) é, na verdade, tipo uma pizza. Também tem um molho super comum por aqui (e aparentemente chique) chamado tartufo, que é bem gostoso. 


E é claro, o gelato italiano, o melhor sorvete do mundo! Os de fruta, principalmente, são bem diferentes do que estamos acostumados, é delicioso. O de chocolate é marrom escuro, quase preto, e quando ele derrete você vê que era praticamente chocolate derretido frio, e não o creme normal de um sorvete. Vale a pena tomar sorvete todo dia, e experimentar todos os sabores que puder. Bom, acho que é só. 




5 comentários:

  1. Adorei o post! Além de amar o sabor da comida italiana, eu ando num momento criativo na cozinha hehe! Outro dia fiz um risoto de limão siciliano, depois eu te mostro a foto, ficou bem italiano! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver!! E quem sabe ser convidada para comê-lo quando eu voltar :P ahuahauhhauuaa

      Excluir