quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Volterra – Volterra AD 1398


HAHAHAHA Gostei dessa história de videozinhos! Blog high-tech :P. Explicando...

Neste dia fomos para Volterra, a cidade onde o Edward tentou se suicidar brilhando na Saga Crepúsculo. Pois é, quando eu li o livro e vi que os vampiros Volturi moravam numa cidade chamada Volterra, eu achei que fosse só um nome toscamente traduzido, mas não é que a cidade existe mesmo? Bom, daí quando eu vi isso fiquei mega animada pra ir pra lá, mas... Eu descobri que o filme, na verdade, foi filmado em Montepulciano, onde nós já tínhamos ido... Enfim, o importante é que os Volturi moram em Volterra... hahahahahh! Vale comentar que a Bella provavelmente tomou várias multas de ZTL e estacionamento pra correr atrás do Edward por lá. Só nestas cenas já vi no mínimo umas duas... Essa crise de relacionamento deles deve ter dado um prejú...


Bom, mas deixando os vampiros de lado... Em primeiro lugar, a estrada de Volterra é muito famosa por ser bonita. Eu achei várias estradas bonitas, a de Volterra também, mas nada acima do normal. Como a cidade é bem alta, tem algumas vistas panorâmicas bem legais na estrada, esse foi o único diferencial que eu percebi. Mas eu ainda preferi a da região de Montepulciano, com as árvores toscanas e os rolos de palha.


Escolhemos especialmente o domingo 25 de agosto para ir para Volterra, porque estava tendo uma festa tradicional da cidade, a AD 1398. É uma festa para comemorar o passado medieval da cidade, então os moradores se vestem com roupas medievais e fazem diversas barraquinhas e lojas com artesanatos e culinárias medievais. Por exemplo, tinha gente fazendo artesanato com produtos da época, fazendo vela como se fazia na época (muito interessante!), cozinhando com os equipamentos da época, e assim por diante. Super legal! Além disso, grande parte dos restaurantes da cidade e as barraquinhas de comida estavam vendendo coisas do “menu medieval”, uns pães artesanais, queijo, carnes e tal. Nós comemos uma pizza no almoço, mas compramos um doce medieval de amendoim bem gostoso.


















Ah, dentro da área da festa, o dinheiro também era medieval. Você tinha que trocar os euros pelo “grosso”, a moeda da festa, que eram umas moedinhas lindas. Cada euro valia um grosso e tinham moedas de um e cinco grossos. Eu trouxe uma pequenininha de lembrança.


Além disso, a festa tinha uma programação das 11:00h da manhã até às 11:00h da noite. Por exemplo, tinham as apresentações dos músicos errantes (bandinhas que andavam pela área da festa tocando instrumentos antigos como harpa, flauta e uma espécie de acordeom meio esquisito), ...



... os jogos de bandeira (aqueles caras que fazem malabarismos com bandeiras ao som de tambores), ...






... e algumas outras coisas que nós infelizmente não tivemos tempo de ver, como a apresentação do treinador de falcões. Era tudo muito legal e bonitinho. Eles colocaram até moradores vestidos como mendigos medievais. Era muito bem feito!

Ficamos na festa até o final da tarde e depois fomos embora, porque começou a ficar muito lotado. Foi interessante ver que a maioria dos turistas que estavam lá eram italianos, então dá pra ver que é uma festa comemorada nacionalmente por eles. Nós tivemos sorte de pegar vários desses eventos: o palio de Siena, a AD 1398 de Volterra, e o treinamento (por pouco o evento) para a Justa de Arezzo. São todos eventos que eu nunca tinha ouvido falar, mas que valem muito a pena de serem vistos. Por isso, o mês de agosto é ótimo para se visitar a Toscana!

2 comentários:

  1. O guardinha parou ela na ZTL hahahaha toma essa Hollywood!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobinha... Só porque tava com um carrão acha que vai poder entrar na ZTL... tsc tsc

      Excluir