sábado, 7 de setembro de 2013

Arezzo – Giostra del Saracino (Justa de Arezzo)




(Que blog mais tecnológico, não? ;) Não entendeu? Keep calm and read this post..)

Arezzo é uma cidade “grande” da Toscana, o que quer dizer que é possível você ficar entretido caminhando por lá por algumas horas. Nós passamos o dia na cidade e foi muito bom.









A cidade é uma graça. Achei interessante que, na praça e em alguns prédios históricos, tinha uma decoração com roupas, tipo um varal. Mais interessante ainda num lugar com duas igrejas, uma decorada com roupas em tons brancos (branco, creme, azulzinho, etc) e uma com tons escuros (preto, vinho, etc). Não sei o que queria dizer a ideia da igreja negra.





Também comemos bastante em Arezzo. Almoçamos num restaurante fofo com as mesinhas em uma das praças. Comi um risoto aos quatro queijos e uma salada. Depois ainda passamos numa doceria pra eu comprar um bolo que me hipnotizou e numa loja de queijos para levarmos um queijo para comer com vinho. Ou seja, depois de me entupir de comida em Arezzo, ainda cheguei em casa e comi mais um monte. 



Outra coisa interessante foi a estrada para Arezzo. Eu estava procurando desde o primeiro dia as benditas estradas de girassóis para poder tirar fotos de perua chique. Mas todos os campos de girassóis estavam mortos, inclusive um do LADO do nosso hotel. Gigante. Mas cheio de girassóis mortos. Eu já tinha até desistido, então resolvi tirar fotos com os girassóis mortos mesmo.



Mas, na estrada para Arezzo, encontramos um campo de girassóis vivos!!! Pude finalmente tirar minhas fotcheeenhas!




E vale dizer, para futuros turistas que venham para a Toscana no final do verão, os girassóis vivos podem ser encontrados na cidade de:


Sim, o nome da cidade é Cusona. Bizarro.

Na última semana de viagem, voltamos para Arezzo, porque iria acontecer o evento típico da cidade, a Giostra del Saracino (a justa, sabe aquele esporte do filme Coração de Cavaleiro, que os caras tentam derrubar o outro do cavalo com uma lança gigante? A-ha! Já tinha esquecido do videozinho? hahahaha). 


Na verdade, o evento seria no domingo, um dia após sairmos da Itália, então pudemos ver apenas um dos treinos, na segunda-feira anterior. Mesmo assim, para mim foi uma das coisas mais legais que fizemos na Toscana.
 
Pelo que li e vi, existem quatro times principais, provavelmente representantes dos bairros da cidade. Eles tinham cerca de meia-hora cada para treinar, todo dia durante a semana que precede a justa. Na praça principal da cidade eles colocam uma pista de terra para o cavalo atravessar, e na ponta, uma espécie de espantalho de metal segurando um alvo, tipo o treinamento do Heath Ledger no filme (aliás, ainda odeio o fato de ele ter morrido!!). Na justa de verdade, dois cavaleiros correm um contra o outro, mas, pelo que vimos, em Arezzo vai um de cada vez, contra um alvo, e ganhando por pontuação. Isso é de se esperar, visto que a justa era considerada um esporte perigoso e era comum que cavaleiros morressem nos jogos. Sem contar que eles usavam armaduras. Pelas fotos, acho que os caras usam armaduras no dia do evento em Arezzo, mas não sei se ainda se fazem armaduras de guerra como as de antigamente, duvido muito.

Bom, quando chegamos, um dos times já estava treinando. Depois veio um segundo com os chepeuzinhos da fantasia de cavaleiro medieval, o que foi legal. Esses dois times eram meia-boca, erravam várias vezes. Ainda vimos um terceiro time, que eram uns caras mais velhos, e foram aplaudidos quando entraram na praça. Depois vimos que, provavelmente, eles foram aplaudidos porque são ganhadores anteriores e são foda. Os velhinhos acertavam praticamente todas, bem no centro do alvo. E um deles tinha um cavalo branco pequeninho mega arisco, que no começo não queria subir e ficava fazendo barulhos tipo um velho bufando.




Bom, eu já me diverti absurdos vendo o treino e fiquei bem chateada de não poder ver o evento em si. Mas já valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário