quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Siena - Palio di Siena



Chegamos ao nosso hotel (Montaperti), que fica bem próximo de Siena, mas na verdade está numa estrada entre as placas das vilazinhas de Casetta e Asciano, não sei exatamente em qual das duas. É maravilhoso não ter que se preocupar com estacionamento e ZTL, sem contar que o hotel é uma graça e tem um ótimo café da manhã. Além disso, sendo que estamos de carro, é bem melhor ficar na tranquilidade mais afastada da cidade “grande”.

Foi bom que, como ficamos 15 dias hospedados, deu tempo de aproveitar um pouquinho o hotel também: o barzinho, a piscina, o restaurante. O restaurante era meio caro, mas de vez em quando deixávamos para jantar lá. Um dia comi um macarrão picci ao molho de queijos e pimenta do reino (perfeitooo, eu nunca gostei muito de pimenta do reino, mas ultimamente estou mudando de ideia, coloco um monte nas batatas alemãs) e no outro compramos o menu, que vinha com 3 pratos: um macarrão com molho de tomate, uma carne de panela suuuper macia e bem temperada e um bolinho tipo petit gateau, mas só o bolinho sem sorvete. Hmmm...

No dia seguinte à nossa chegada, fomos passar o dia em Siena. Tivemos muita sorte, porque era um dos dois dias do ano em que acontece o Palio di Siena, uma corrida de cavalos que se passa na praça principal da cidade (Piazza del Campo) e que é um dos eventos mais famosos da Itália.

Apesar de também ser grande, Siena me pareceu diferente de Firenze. Tem mais subidas e descidas, e a arquitetura é mais cor de tijolo, enquanto em Firenze as casas são mais pintadas. Também tem ZTL, mas agora já pegamos o jeito de como achar, desviar e estacionar. 





Andamos pela cidade toda: o Duomo a Piazza del Campo, várias igrejinhas (o que mais tem na Itália) e lojinhas interessantes. Também fomos para o portal mais famoso da cidade histórica, a Porta Romana, que é longe pra caramba e bem sem graça. 






O Palio aparentemente é uma corrida entre cavalos que representam os diferentes bairros da cidade, e cada um tem uma bandeirinha. Por causa do evento, a cidade estava toda cheia de bandeiras, com um ar meio medieval e festivo, uma graça. Além disso, tinha vários vendedores de bandeirinha, um clima bem legal. E apesar de cheia, não me pareceu tão insuportavelmente lotada como Firenze. 

 
O Palio se passa na Piazza principal, e nós fomos lá ver a preparação. Os restaurantes que rodeiam a Piazza del Campo montam uma espécie de arquibancada (cujo lugar custa 240 Euros!). A parte de fora da Piazza é preenchida com uma terrinha, onde os cavalos vão correr, e a parte de dentro é reservada para o público normal que quer ver e não quer/pode pagar. Mas fica uma muvucona. 



Bom, depois de andar muito ao redor da linda cidade de Siena, paramos para comer num restaurantezinho. Comi de novo uma salada (caprese, deliciosa), porque estava muito calor, e não me dá vontade de massa ou pizza. Quando saímos, já tinha começado o desfile dos times, ou bairros, que iam correr o Palio. Os representantes de cada bairro desfilavam com bandeiras e hinos na rua que circunda a Piazza principal por fora. Nós fomos dar uma olhada, mas não ficamos muito, porque a multidão nessa hora ficou gigante, e eles rodeavam a praça e você ia no fluxo, eu não gosto. Nisso, também já estavam fechando a Piazza principal para o evento. É estranho que o ritual de abertura leva hoooras, mas a corrida, o Palio em si, dura tipo... três minutos. Achei o clima do evento super legal, mas meio frustrante por causa disso. Achei que teriam eliminatórias, ou uma corrida de resistência mais longa, sei lá.



Mesmo assim, adorei a sorte de termos ido pra Siena no dia do Palio, adorei o clima da cidade por causa do evento e adorei a cidade. É linda e super gostosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário